sábado, 5 de janeiro de 2013

Ben Hur - Uma Historia Dos Tempos De Cristo


O romance épico "Ben Hur - uma história dos tempos de Cristo", foi escrito pelo general norte-americano Lew Wallace, que também foi um renomado pintor e tinha grande conhecimento da Bíblia, o que ajudou na composição do seu livro mais famoso. 
Todas as vezes em que foi levada às telas de cinema, a obra-prima de Lew Wallace obteve grande sucesso. 
Contemporâneo de Jesus Cristo, Judá Ben Hur é uma herói que, injustiçado e traído pelo melhor amigo, o romano Messala, consegue sair de uma situação difícil e volta para procurar vingança e sua família perdida. O enredo pode parecer simples, mas a ambientação e o tempo no qual ele se passa envolvem o leitor, que passa a viver cada angústia da vida do hebreu Ben Hur de forma plena, pois é um personagem íntegro em questões morais, além de ser devotado à família e à religião judaica. 
Num mundo dominado por Roma, Judá Ben Hur é acusado de tentar contra a vida do cônsul romano e, por isso, condenado a servir nas galés como escravo para o resto de sua vida, além de não saber o que foi feito com sua mãe e sua irmã. A casa de Hur ficou desmoralizada e todos os bens da família foram confiscados, sendo um dos beneficiários o jovem ambicioso Messala, antigo amigo de Ben Hur que, depois de passar um tempo estudando em Roma, retorna à Israel com ideias que valorizam extremamente os romanos enquanto diminuem os judeus. 
Ajudado por pessoas que conquista com sua personalidade cativante, entre elas o próprio Jesus Cristo, Judá Ben Hur conseque a confiança e a adoção de um rico cidadão romano, que faz com que ele seja livre das galés e vá até Roma aprender as técnicas de luta deles. 
A corrida na qual Ben Hur vence o rival Messala é épica e, extremamente cinematrográfica, além de muito emocionante.
Ao conhecer o Mago baltazar, um dos três que acompanhou a estrela-guia e adorou o Cristo Menino, Judá Ben Hur começa a se interessar pelo tão desejado Messias e, então, promete colocar tudo que tem em favor dele quando o encontrá-lo. Desta forma, Ben Hur não entendia algumas características do reino que o tão falado Rei dos Judeus iria implantar, mas, depois de segui-lo por três anos e presenciar milagres importantes, entre eles, a cura da mãe e da irmã que eram leprosas, Ben Hur finalmente entende a visão espiritual que o Cristo tinha do reino de Deus. 
Ben Hur está presente em momentos importantes da vida de Jesus, como o seu batismo no rio Jordão e a sua crucificação, assim como Cristo está presente no momento mais triste da vida de Ben Hur, quando ele era levado como escravo. Jesus tem piedade do jovem hebreu e oferece água, salvando assim a vida do jovem escravo.
O núcleo central deste épico é a fé e a busca espiritual, que se concretizam na figura de Ben Hur, do mago Baltazar, da irmã e da mãe do protagonista, além da jovem Ester. Um romance para ser lido e vivido. 


5 comentários:

  1. Este blog é belíssimo! Parabéns às duas!

    ResponderExcluir
  2. Amei o filme é quero ler... Lindissimos

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse filme. A primeira vez que o assisti foi no cinema, eu ainda era adolescente, com meus 14 ou 15 anos. Depois vi diversas vezes em fita de vídeo e, agora, em DVD. Muitíssimo emocionante o encontro de Jesus quando ajudou Bem-Hur.
    Vale a pena ver e rever.
    Nem sabia que havia também o livro. Com certeza é ótimo também.
    Parabéns ao escritor, ao filme e aos maravilhosos artistas do filme.
    Abraços.
    Regina Guimarães

    ResponderExcluir
  4. Filme excelente, ótimos atores. Com certeza, o livro também deve ser.
    Muito bom esse blog.
    Regina Guimarães

    ResponderExcluir
  5. Jesus, foi morto pelos judeus no ano 31 do primeiro século. e bem.hur é um personagem da bíblia do tempo de Salomão é era um oficial dentre as doses tribos de Israel.esta em 1reis 4.

    ResponderExcluir