sábado, 13 de fevereiro de 2010

Charles Dickens


Considerado o escritor mais típico da Inglaterra e um dos ingleses mais lidos do mundo, Charles Dickens criou uma prosa original, rica de símbolos, apresentando um quadro vivo e melodramático da Londres de 1830-1850.
Nascido a 7 de fevereiro de 1812, em Portsmouth, Charles Dickens teve uma infância extremamente dura e difícil. Trabalhou até os 15 anos como operário e viu seu pai ser preso por dívidas. Em 1827 empregou-se como escrevente de cartório e aproveitou seus raros momentos de lazer para aprender estenografia, o que lhe valeu, no ano seguinte, um emprego como estenógrafo-reporter do Morning Herald. Em 1833, publicou uma série de crônicas da vida londrina, reunidas em 1836 sob o título de Esboços feitos por Boz.Em seguida, publicou em fascículos, o romance Documentos de Pickwick ou As aventuras do Sr. Pickwick.
Em 1836, casou-se com Catherine Hogarth, com quem teve 10 filhos. Dois anos depois publicou Oliver Twist, romance de grande sucesso em que Dickens, inspirado na sua infância e na Londres da época, denuncia a desumanidade das "casas de trabalho" em que eram internadas pessoas pobres. O tema desse, como de outros romances, Nicholas Nickleby, Loja de Antiguidades e Barnaby Rudge,entre outros - levam Charles Dickens a assumir um papel de reformador social. Nessa época, viaja para os Estados Unidos, de onde volta desiludido com o materialismo da democracia. Em 1843, publicou Contos de Natal, verdadeiro evangelho fraternal, livro que expressa com nitidez a filosofia essencialmente sentimental e paternalista de Dickens.
Quando já era conhecido e lido fora da Inglaterra, procurou reunir, em uma narrativa única, toda a sua experiência e ideias morais. E assim nasceu David Copperfield, considerada por muitos como a obra-prima de Dickens. neste romance , projetou sua infãncia desolada e retratou de maneira ora trágica, ora amena, mas sempre em toda a sua coomplexidade, os múltiplos aspectos da vida na nova Inglaterra. Depois publicou Casa desolada (1852), Tempos Difíceis (1854)e A Pequena Dorrit (1857), todos permeados de um profundo pessimismo e pelo desencanto com os homens e as instituições de seu tempo.
Em 1857, abandonou a esposa e foi viver com uma atriz jovem, Ellen Ternan, o que o despertou para um lirismo interior que transparece em Grandes Esperanças (1861). Charles Dickens morreu no dia 9 de junho de 1870, em Rochester, deixando inacabado um romance policial, O mistério de Edwin Drood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário