segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Louise May Alcott


Nascida na cidade de Germantown, no estado norte-americano da Pensilvânia no dia 29 de novembro de 1832, a futura escritora mudou-se ainda criança com a família para Boston, Massachusetts. Foi educada pelo pai, Amos Bronson Alcott, que era filósofo e educador e estava envolvido na reforma dos princípios e metodologia da Educação infantil. Louise conviveu desde muito cedo com intelectuais do círculo do pai.
Louise era uma criança que possuía grande vivacidade e inteligência, sendo apaixonada pelas Letras desde pequena. Ela escrevia histórias e pequenas peças que encenava junto com as irmãs Anna, Elizabeth e May. As personagens do seu mais famoso romance "Mulherzinhas", tem forte inspiração na personalidade das três irmãs da autora. Durante a adolescência de Louise, a família May Alcott passou por grandes problemas financeiros e a matriarca Abigail May Alcott, enfrentou com coragem os problemas, não abandonando o marido em nenhum momento e tentando tornar o fardo menos pesado para suas quatro filhas. Nesta época, Louise ajudou a família costurando para fora e trabalhando como professora e governanta, mas sua paixão pelas letras não diminuiu, ela lia para seus alunos histórias de aventura que escrevia e, aos vinte e dois anos, publicou um livro de poesias, "Flower Fables". Em 1862 Louise trabalhou como enfermeira voluntária num hospital militar de Georgetown nas proximidade de Washington, durante a Guerra da Secessão.
O romance mais popular de Louise certamente é "Mulherzinhas" foi escrito quando ela contava 35 anos, como se dizia na época, era "um livro para moças", inspirado nas suas experências de infância de adolescência. O romance obteve grande sucesso e a fama da escritora teve influência até mesmo no trabalho do pai, que a partir daí, viu suas ideias ganharem maior repercussão, reconhecimento e aceitação. Louise escreveu cerca de trinta livros.
O romance "Mulherzinhas" já foi adaptado quatro vezes para o cinema, onde ganhou outros títulos como "Adoráveis Mulheres" e "As Quatro Irmãs".
Louise,assim como a Jo, personagem do romance "Mulherzinhas" , era uma moça forte e decidida, extremamente dedicada à família , nutrindo sempre uma grande paixão pelas letras. Durante sua vida, lutou por causas sociais do seu tempo e pelo voto feminino.
Louise faleceu no dia 6 de março de 1888.

Nenhum comentário:

Postar um comentário