quinta-feira, 8 de abril de 2010

Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida


Quando "Memórias de um Sargento de Milícias" surgiu como folhetim entre junho de 1852 e julho de 1853, o romantismo era o Movimento Literário que imperava no Brasil. Mas o romance de Manuel Antônio de Almeida é isento de idealização, tintas heróicas e peripécias inverossímeis tão ao gosto do Romantismo brasileiro. Manuel Antônio de Almeida nadou contra aré e fez do seu romance um prodígio de amor e ironia.
A primeira situação especial encontrada no romance é o título. "Memórias" faz com que o leitor tenha a impressão de que vai ler um livro escrito em primeira pessoa, como "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis, por exemplo; mas ele encontra um romance narrado em terceira pessoa.
Quanto ao estilo, o autor adere ao tom coloquial e a uma carga de comicidade, esta última característica esvazia qualquer pretensão heróica dos personagens Leonardo Pai e Leonardinho.
O autor também dá preferência a situações coletivas, num espaço social que representa as camadas médias da sociedade, que hoje chamamos de pequena burguesia. No livro nós temos os trabalhadores, ciganos, gente alegre, apreciadora de festas e pagodes...a este mundo pertence o anti-herói Leonardo Filho (ou Leonardinho) que é fruto de uma pisadela e um beliscão trocados por seus pais no navio que os trazia ao Brasil.
O conceito de uma "Sina" que move as personagens é vivo no romance, tanto que a vida de Leonardinho é contrabalanceada de desgraças e saídas positivas que começam dese a infância, quando o pequeno é abandonado pelos pais e encontra padrinhos protetores.
Os personagens do romance são são bons nem maus, pois o Bem e o Mal não aparecem como pares antitéticos entre os quais é preciso escolher; eles são sempre relativos e remetem a forma de encarar a vida da sociedade brasileira "no tempo do rei".
Apesar de dar um final feliz ao casal Leonardo Filho e Luisinha, Manuel Antônio de Almeida se recusa a relatar os fatos românticos e piegasque aconteceram depois do casamento dos dois; ele poupa o leitor dos detalhes amorosos e tristes, como a morte de alguns de Leonardo Pai e da protetora de Leonardo Filho.
"Memórias de um Sargento de Milícias" é um dos mais originais romances do Romantismo brasileiro e anunciou o fenômeno literário que se cosolidou no Realismo: o escritor Machado de Assis.

2 comentários:

  1. mais uma vez Parabéns pelo blog Cris .. sua resenha esta maravilhosa! ha pouco tempo acabei de ler Memorias de um Sargento de Milicias e notei que a obra foge das características gerais do Romantismo, apresentando características próprias. O estilo da obra, bem como de seu autor, apresenta tendências bem pessoais e marcantes.A obra deixa transparecer a presença de diversas figuras de linguagem, bem como, hipérboles, comparações, metáforas, perífrases, trocadilhos, metonímias, linguagens forenses, sarcasmos, barbarismos, etc...
    Livro Otimo ..
    vale a pena Ler.!
    sem contar que esta na lista dos mais conceituados vestibulares do país.

    ResponderExcluir
  2. isso ta me ajudando mt mt no meu trabalho de portugues

    PARABÉNS

    allan te amo

    ResponderExcluir