terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Venha ver o pôr-do-sol - Lygia Fagundes Telles


Uma paixão, ou melhor, um coração ferido pelo abandono, pode tornar um amante cruel a ponto de fazer com que a pessoa amada sofra um dos piores castigos que já afligiram a humanidade?
Ao convidar a amada Raquel para um passeio de despedida, Ricardo demonstra (pelo menos depois que o leitor termina de ler o conto) um calculismo surpreendente ao tecer a situação que aprisionará a moça num pesadelo sem fim.
Cada detalhe do conto deixa claro o mau presságio que acompanha os dois amantes...a rua quase deserta, as crianças que brincam sem medo, a promessa de ofececer o mais belo pôr-do-sol do mundo à amada, o cemitério abandonado, onde, segundo Ricardo, a morte se totaliza com o abandono dos vivos...além dos arrepios de frio que Raquel sofre durante durante o passeio e o trecho que melhor exemplifica esta colocação:

Raquel tirou‑lhe o cigarro, tragou e depois devolveu‑o. ‑ Eu gostei de você, Ricardo. ‑E eu te amei.. E te amo ainda. Percebe agora a diferença? Um ‑ pássaro rompeu cipreste e soltou um grito. Ela estremeceu. ‑ Esfriou, não? Vamos embora. ‑ Já chegamos, meu anjo. Aqui estão meus mortos.

Seriam os sentimentos dos dois mesmo tão diferentes ou Raquel apenas não queria admitir o amor pelo ex-namorado "sem rumo" e mal sucedido na vida?
O certo é que Ricardo a ilude, ilude até mesmo os leitores, que se identificam com ele e sentem pena do abandono ao qual foi exposto.
Raquel, mesmo desconfiada e com medo, vai com ele até o jaziguo da "familia".
A catarse é perfeita, o leitor sente na pele a agonia de Raquel ao ver-se trancada...seus gritos são perfeitamente compreenssíveis...Ricardo cumprira mesmo a promessa, ela ia ter, pela pequena fresta no túmulo, o mais belo por-do-sol do mundo.
O desfecho do conto é surpreendete e provoca uma sensação de desespero e incredulidade quando Ricerdo abandona a amada trancada do jaziguo e caminha para fora do cemitério tranquilamente, já que não precisaria se preocupar, pois aquele lugar era abandonado há muitos anos por vivos e a morte se fazia completa.


2 comentários:

  1. Lygia Fagundes Telles é uma escritora maravilhosa .. faz tempo que eu li "venha ver o pôr do sol" mais depois de ler esta resenha me deu vontade de ler o livro novamente .. parabéns pelo blog Cris .. ahh voce deveria postar alguns textos seus aqui, afinal voce não é minha escritora favorita mais é uma otima escritora!! kkkkk
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Estou sem palavras...lindo!

    ResponderExcluir