domingo, 6 de fevereiro de 2011

O prazer da leitura

Eu sempre me vejo a refletir sobre as razões que levam uma pessoa a não gostar de ler. Como eu tenho uma necessidade muito grande da leitura e tenho uma grande dívida com a Literatura, para mim é estranho que alguém torça o nariz quando eu falo sobre romances, contos e personagens que me encantam. Alguns dizem que é culpa do sistema educacional, que transforma a Literatura em atividades sem sentido, nas quais a única coisa que importa é saber os nomes dos autores, ou decorar detalhes sobre as escolas literárias. Outros dizem que a culpa é da tecnologia que criou televisores, computadores, videogames e outras coisas que prendem a atenção e entregam as informações "de graça", sem que seja preciso refletir. Muitos dizem que o mundo mudou seu ritmo e, nestas circunstâncias, a Literatura já não tem mais espaço. Na verdade eu não estou aqui para dizer se alguma destas alternativas está certa; mas preciso dar a minha opinião. Acredito que falta vontade de sonhar para as pessoas. Muitos estão cegos para a vida que existe além da mesa de trabalho, ou além da festa de fim de semana, ou mesmo do "decoreba" da escola. Sei que o mundo roda de acordo com a velocidade da internet, em nossos dias; mas não acho que este seja motivo para que a Literatura seja abandonada e relegada às provas de fim de bimestre, ou aos vestibulares e concursos públicos. Sei que a Literatura não tem função de educar, ser manual de boas maneiras, ou acompanhar modismos de verão, por isso, sempre agarrei nos livros como forma de viajar por caminhos que eu não conheço na realidade, mesmo que eles pareçam muito reais. Sou grata aos autores que me proporcionaram e ainda hão de me proporcionar momentos de prazer puro e simples ao ler um romance, um conto. Falando em conto...como podem afirmar que não há "tempo" para a leitura, quando temos os contos? Em uma ou duas páginas você pode descobrir um mundo novo de possibilidades, reflexões, diversões e experiências extraordinárias. E não é tempo perdido ler um romance de centenas de páginas, pelo contrário! É tempo que o leitor ganha. O prazer da leitura não foi substituído por nenhuma outra invenção da humanidade em todos estes séculos, pois os bons livros, os poemas marcantes, os autores de verdade, são eternos, se perpetuam, permanecem vivos na mente das pessoas que buscam a descoberta da Literatura como forma de viver plenamente e descorbrir formas de emoção únicas, que só as páginas de um bom livro podem oferecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário