terça-feira, 6 de outubro de 2009

Personagens Apaixonantes


Quando eu li "A Escrava Isaura" eu fiquei pensando no Álvaro muitos dias. Como a Isaura era abençoada por ter um homem íntegro e belo daqueles ao seu lado, lutando por ela e amando-a acima de tudo! Mas quando eu aprendi sobre Teoria da Literatura que aqueles cavalheiros eram fruto da idealização romântica e provavelmente nunca existiram, eu me senti desapontada. Comecei então, a notar que os personagens não precisavam da perfeição para tornarem-se apaixonantes.
Por isso, quando lemos "O Morro dos Ventos Uivantes", nos sentimos atrídos por Heathcliff, um homem rude, nada idealizado, que cresceu como as plantas no campo, sem educação ou princípios. Catherine, por sua vez, é uma geniosa inglesa que ama Heathcliff mas não tem coragem de assumí-lo perante a sociedade. Apesar do seu temperamento difícil, não há como deixar de apreciar a construção desta personagem.
E muitos outros vieram e virão... Mr. Rochester, Mr. Darcy, Capitão Rodrigo, Capitu, Ana Terra...
Para evocar os sentimentos do leitor e acordá-lo das suas distrações diárias, um personagem não precisa ser moralmente correto, ele precisa ser intenso e isso é o que grandes autores conseguem através de suas construções abilidosas.
Machado de Assis cria um romance clássico com um casal que será lembrado para sempre: A sedutora e misteriosa Capitu e o mimado e amargurado Bentinho. Uma mulher que sobreviveu a todos os clichês possíveis e se estabeleceu como símbolo da sedução, pois deixar uma sociedade machista e conservadora como a do século XIX em dúvida sobre uma possível traição, atraídos pelos olhos de ressaca de uma moça desde cedo descrita como dissimulada não é pra qualquer uma não!
E o que dizer do Capitão Rodrigo da saga "O Tempo e o Vento" de Érico Verissimo? Mulherengo, amante da guerra e dos prazeres de cama e mesa, ele provoca no leitor sentimentos contraditórios; raiva do seu comportamento rebelde e pouco ortodoxo que faz sofrer sua esposa Bibiana, compaixão, por um homem que vê a guerra como simples diversão e acaba sendo vítima dela própria.
Ana Terra, que vem do mesmo romance que o Capitão Rodrigo, vindo a ser a avó de sua esposa, é símbolo da luta e da força feminina, quando se entrega a um bugre empregado de seu pai, quando luta pela família mesmo depois de violentada por muitos inimigos de guerra, quando encara a realidade e vai embora de sua terra destruída para um vilarejo que ainda estava nascendo, quando mata o índio que oferecia perigo à seu amado filho...
São só alguns exemplos de que para entrar para a história da Literatura de qualquer cultura, um personagem pode afrontar a moral, viver situações inusitadas...ou não. Basta que ele seja construído de forma intensa, e quando consegue esta proeza, o bom escritor é facilmente indentificado quando colocado em comparação com um escritor vazio, que faz com que a leitura de seus romances seja mero passa tempo, pois seus personagens não seduzem o leitor para morar por muito tempo em sua imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário