quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Homens apaixonantes nas páginas de um livro



















A Literatura é uma arte que faz com que a imaginação do leitor se desenvolva de forma magnífica. Muitos se envolvem com os enredos, leem um livro e querem urgentemente conhecer o espaço onde a trama acontece, ou se prendem a detalhes e descobrem gostos em comum com os personagens. Pode acontecer também da leitora se apaixonar por um personagem masculino de um romance, conto, novela, ou até mesmo pelo eu-lírico de um poema. e não são só as mulheres carentes e solitárias que correm este risco não! Mulheres muito bem realizadas podem ver nascer uma paixão desenfreada por um cavalheiro como Mr. Darcy, ou por um homem valente e íntegro como o índio Peri, criação de José de Alencar.
Cuidado! Ao ler o romance "Dom Casmurro", você pode se apegar ao amargurado Bentinho, querer consolá-lo, ser uma "nova" Capitu e fazê-lo recuperar o ardor apaixonado da adolescência. As leitoras deste post devem estar pensando: "Ora, mas se ele é casmurro, cuimento e mimado, que razão tenho para me apaixonar por ele?" Ora, nós não nos apaixonamos apenas pelos homens dóceis destinados à finais felizes. Muitas caem de amores pelo atormentado Heathcliff, embora ele seja vingativo e rude. É como se ele tivesse vida própria, saísse das páginas do romance com sua face morena intrigante e seu temperamento difícil e permanecesse em nosso pensamento depois da leitura. Acima de tudo, ele é um homem que vive a vida intensamente, seja através do ódio ou do amor, e isso pode ser muito atraente. Ele provoca paixões que vão bem além das geladas terras de Yorkshire.
E o que dizer do Conde de Monte Cristo, ou melhor, Edmond Dantès? Tudo bem que ele não cultiva em seu coração os princípios do perdão, mas a sua força, a sua coragem, a sua resistência...deixam muitas leitoras com vontade de se tornar a Condessa de Monte Cristo. A identificação com este personagem é muito comum, afinal de contas, quem não queria dar a volta por cima depois de sofrer e ser humilhado por pessoas em quem confiou?
Falando em perdão...não posso me esquecer do Capitão Frederick Wentworth que, no romance "Persuasão" de Jane Austen, tem a hombridade de passar por cima de seu orgulho e dar mais uma chance ao amor, mesmo depois de ter o noivado rompido pela amada Anne, quando ainda era um homem de poucas posses.
Tantos outros eu poderia citar, embora alguns personagens pelos quais me apaixonei sejam indiferentes a outras leitoras...como explicar a paixão não é mesmo? Deixo vocês com uma música sobre o tema:

Paixão Passione
Thaís Gulin
Composição: Ivan Lins

Paixão
Estopim aceso
Ai meu Deus
Que medo
Dele se apagar
Paixão
Minha adrenalina
Arde na retina
Quase a me cegar

Paixão
Faca de dois gumes
Preso por ciúmes
Livre pra voar
Paixão
Vale até mentira
Mas ninguém me tira
Meu enfeitiçar

Paixão
Indomável coração
Razão porque canto
Esta canção
Paixão
Ela é nossa saga
Leva e nos afoga
Salva e nos afaga
Nunca vai mudar

Passione
Nuostro vuolo checo
È iluminnato
Siemi solo a te

Paixão
À primeira vista
Sentimento arrisca
Morre pra viver
Paixão
É minha tortura
É loucura e cura
Minha guerra e paz
Paixão
Meu certo e errado
Seguem bem casados
Parecem iguais

Paixão
Indomável coração
Razão porque canto
Esta canção
Paixão
Ela é nossa saga
Leva e nos afoga
Salva e nos afaga
Nunca vai mudar

Paixão
Passione
Passione

3 comentários:

  1. Ohhhh....Mr. Darcy....não tem como não se apaixonar por ele!
    Até mesmo a mala do Heathcliff eh apaixonante...
    Faltou o Capitão Rodrigo Cris!
    hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Então...boas lembranças do Capitão Rodrigo...aliás, na minha vida sempre tem um Capitão rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Estão cada vez melhores.






    José Alberto Brandão Pires

    ResponderExcluir