domingo, 13 de setembro de 2009

Uma Paixão no Deserto - Honoré de Balzac


O grande romancista francês Honoré de Balzac escreveu um livro de contos chamado "Uma Paixão no Deserto". Neste livro há um conto homônimo muito interessante e inovador.
Um fuzilheiro francês que estava sequestrado e consegue fugir, caminha pelo deserto solitário...procurando um lugar para dormir, acomoda-se numa gruta onde é supreendido por uma pantera negra. Deseperado com o perigo eminente, o solitário caminhante tenta agradar o animal com carinhos, para se livrar da morte.
A pantera fica seduzida pelas carícias dele e daquele dia en diante, passa a ser sua companheira de viagem, dormindo ao seu lado e dividindo momentos com ele.
Longas noites passam e o caminhante sempre abraçado à fera do deserto, sentindo o pulsar de seus corações próximos e temendo que um dia o instinto assassino do animal superasse a "paixão" que ela parecia sentir por ele.
Aos poucos, ele cria uma confiança na pantera e esta confiança não lhe permite mais ter receios sobre sua segurança ao lado da companheira.
Uma noite, porém, ao acordar de um sono pesado, o rapaz sente que a fera está se mexendo ao seu lado.
Assustado, ele toma uma atitude drástica matando a pantera com um punhal. Depois deste acontecimento, o caminhante se entristece e não consegue esquecer aquela que fora um dia, sua paixão no deserto.
Uma estória diferente que, contada com muita delicadeza, faz com que o leitor se envolva e se emocione com a relação de fidelidade e cumpricidade entre humano e animal.

7 comentários:

  1. O blog tá lindo, e tá de parabéns! Conheci através da professora Cidinha. Coloquei entre os favoritos, lá no carabina. Visitem...

    ResponderExcluir
  2. Que alegria encontrar, ao acaso, este blog! Vai ser muito bom seguir vocês pelas estradas literárias.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meninas, em um país de semi analfabetos, pois até mesmo pessoas de formação superior não leem, é muito bom qualquer incentivo à leitura, e teu site, não é qualquer um! Ainda em relação a isso; em breve lançarei um romance infantojuvenil que trata da riquesa de se ler. Este livro fará parte de uma coletânea literária de 3 livros Contos/romance/poesias.
    Creio entretanto, que devesses também popularizar os atuais, para que a gente não morra de fome, e só vá ser sucesso depois de mil anos. Eu e a Professora Cidinha, lançamos em conjunto, pela FAFI em 2005, o livro de poemas Fogo/água, leram?!

    Grande abraço del poeta procopense!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada José, fiquei muito feliz com seus comentários, vamos unir forças para popularizar a Literatura e melhorar nosso país através da sabedoria do seu povo...conheço alguns poemas da Professora Cidinha, até já publiquei aqui no blog, espero ler o livro de vocês em breve...Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Literalmente o livro de Balzac é escrito e contado com uma paixão por estar a contrar, mas também temos que ter cuidado com os promenores tais como que o "homem" como aqui esta representado é um fuzilheiro frances que esteve sequestrado e conssegui fugir. Ai é que começa toda a historia desse amor entre um animal e um humano. Mas relamente gostei do contracto que realizou.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Então, na verdade eu li este conto há muito tempo e não me lembrava dos detalhes...mas já fiz as mudanças, obrigada pela dica...

    ResponderExcluir