sábado, 17 de outubro de 2009

Jane Austen




A escritora inglesa Jane Austen, deu a Literatura de seu país clássicos atemporais, que encantam gerações.
A escritora era filha de um pastor anglicano e nasceu em 16 de Dezembro de 1775 em Hampshire, vivendo numa sociedade conservadora. Como grande observadora dos costumes cotidianos, a jovem Austen narrava estes costumes com uma aguda percepção psicológica e uma sutil ironia na forma de criticar os interesses sociais ligados as relações humanas.
Embora levasse uma vida discreta ao lado da família, biografias apontam o jovem Tom Lefroy como grande amor da vida de Jane e apesar das informações sobre a vida sentimental da escritora serem poucas, no filme "Amor e Inocência" (Becoming Jane), o romance é bem explorado, o que leva os fãs o classificarem o filme como "ficcional" demais.
A leitura de Jane Austen também já foi tema de uma produção cinematográfica, em "O clube de leitura de Jane Austen", Cinco mulheres e um homem fazem parte de um grupo de leitura dos livros de Jane Austen, através do qual passam a aceitar melhor as mudanças ocorridas em suas vidas. Outros filmes, como "A casa do lago", citam obras da escritora.
Embora seus livros tratassem das peripécias amorosas de damas e cavalheiros em busca do par perfeito, Jane permaneceu solteira, até sua morte, que ocorreu no dia 18 de julho de 1817. Os sintomas da doença que tiraria sua vida começaram em 1815. Dores nas costas, cansaço, fraqueza, davam sinais do mal de Addison, doença pouco conhecida na época, que tornou Jane cada vez mais fraca. Biógrafos afirmam que quando morreu, a escritora estava paraplégica há algum tempo.




Da obra de Jane Austen destacam-se:


* A abadia de Northanger.


* Emma.


* Mansfield Park.


* Orgulho e Preconceito (seu romance mais popular).


* Razão e Sensibilidade.


*Persuasão.


Além de muitos outros.


2 comentários:

  1. Adorei muito obrigada
    vejo que vou tirar um 10 na nota de trabalho de escola

    ResponderExcluir
  2. Adorei, esse blog é de um esclarecimento impar, ele me ajudou muito a enteder certas obras e autores, principalmente as de Jane Austen, aprendi a filtrar meu habitos literarios, com certeza vcs estão ajudando outros leitores a descobrirem isso também, Parabéns..

    ResponderExcluir