segunda-feira, 31 de maio de 2010

Caio Fernando Abreu


Caio Fernando Loureiro de Abreu nasceu em Santiago do Boqueirão, no Rio Grande do Sul em 12 de setembro de 1948.
Mudou-se para Porto Alegre, em 1963, no mesmo ano, publicou seu primeiro conto, "O Príncipe Sapo", na revista Cláudia. No ano de 1964 começou a cursar Letras e Arte Dramática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas abadonou os cursos e decidiu se dedicar ao jornalismo. Em 1968 mudou-se para São Paulo após ser selecionado, em concurso nacional, para compor a primeira redação da revista Veja.
No ano seguinte, perseguido pela ditadura militar, refugia-se na chácara da escritora Hilda Hilst,em Campinas, São Paulo. A partir daí passa a levar uma vida errante no Brasil e no exterior. Viaja pela Europa de mochila nas costas e até considera a possibilidade de viver do artesanato em Ipanema.
Em 1974 Caio Fernando Abreu retornou a Porto Alegre, para no ano de 1983 mudar-se para o Rio de Janeiro e em 1985 para São Paulo.
Voltando de uma viagem que havia feito à França no ano de 1994 a pedido da casa dos Escritores Estrangeiros, o escritor descobre que é portador do vírus HIV.
Dois anos depois, precisamente em 25 de fevereiro de 1996, Caio Fernando Abreu faleceu em Porto Alegre, onde voltara a viver com os pais.
Caio Fernando Abreu é considerado um expoente da Literatura moderna, com um estilo peculiar que apresenta angustiantes temas como a solidão, o medo e a morte. Consagrou-se como um perfeito contista. O Livro "Morangos Mofados" apresenta alguns dos melhores contos da Literatura brasileira, como "Aqueles Dois", por exemplo. Ele é considerado o primeiro escritor brasileiro a tratar da AIDS em seus livros, além de trabalhar o homossexualismo na maioria dos contos do livro "Morangos Mofados".
Hoje, Caio Fernando Abreu é aplaudido pela crítica, estando os contos "Aqueles dois" e "Além do ponto" entre os melhores da Literatura brasileira.


Algumas das suas principais obras são:

Inventário do Irremediável, contos.
Limite Branco, romance.
O Ovo Apunhalado, contos.
Pedras de Calcutá, contos.
Morangos Mofados, contos.
Triângulo das Águas, novelas.
As Frangas, novela infanto-juvenil.
Os Dragões não conhecem o Paraíso, contos
A Maldição do Vale Negro, peça teatral.
Onde andará Dulce Veiga?romance.
Ovelhas Negras, contos.
Mel & Girassóis, antologia.
Estranhos Estrangeiros, contos.
Pequenas Epifanias, crônicas.

Um comentário:

  1. Boa Noite Cris.! gostei muito da sua biografia sobre Caio fernando de Abreu, ano passado Li um livros dele chamado "Morangos Mofados" é um livro onde as histórias se aproximam pelo sentir presente em cada personagem, as situações corriqueiras transbordadas de pequenos significados, a busca impaciente por um sentido em um mundo onde o sentido parece não existir.
    Caio Fernando retrata os anos 80 das metrópoles, dos relacionamentos modernos, suas formas de começar, de acabar e de nunca terem existido são descritas de forma humana o bastante para prender o leitor numa viagem para o de dentro (como Caio costumava dizer) e descobrir que as angústias, pressões, alegrias e tristezas são as mesmas, agora ou há quase trinta anos atrás.
    O livro mostra como o homem pode ser decadente e, mesmo assim, soberbo. Começando com uma busca angustiante e sem fim para descobrir-se e descobrir o outro em?Diálogo? Até o conto homônimo ao livro, que de maneira redentora alivia - nos de todas as pequenezas cotidianas que sufocam a vontade de viver. A sinceridade em sentir dor, raiva, amor, ódio e tudo mais do que somos feitos é que nos faz diferentes, e pela diferença Morangos Mofados brilha entre os grandes livros de conto da literatura brasileira. O livro é realmente maravilhoso .. e se me permitir faço uma resenha pra você postar no blog.! =D

    ResponderExcluir