quinta-feira, 30 de julho de 2009

"...E o vento levou" - Margaret Mitchell Marsh


No inicio dos anos 30, a jornalista da Geórgia Margaret Mitchell Marsh sofreu um atropelamento e teve que ficar semanas de cama. Procurando uma forma de passar o tempo, seu marido lhe sugeriu escrever um romance histórico, já que ela conhecia muito bem seu estado natal e as consequencias da Guerra Civil nele.
Ela escreveu então, "...E o vento levou", romance que tem como pano de fundo a Guerra Civil ou Guerra de Secessão que aconteceu nos Estados Unidos na década de 60 do século XIX. A Guerra declarava a separação entre o Sul escravocrata e o Norte abolicionista. A vitória nortista colocou fim ao regime de escravidão ainda existente no Sul.
A cidade de Atlanta e Scarlett O'hara são alguns dos mitos criados por Margaret em seu antológico livro.
A jovem Scarlett é uma típica filha do Sul, não se importa com inteligência mas sim, com sua beleza e nas suas conquistas. vive na fazenda da família, chamada Tara localizada na Geórgia. Desde cedo, Scarlett descobre uma descontrolada paixão por Asheley Hamilton, mas a família Hamilton só permite casamento entre membros do mesmo sangue e Asheley está noivo da sua prima, a doce Melanie.
Quando a Guerra é declarada Scarlett e Asheley e Melanie se casam, Scarlett conhece o sedutor Reth Buttler, um homem de família própera, mas que foi renegado por um escândalo com uma jovem local. Ela não simpatiza muito com Reth já que ele tem um jeito arrogante e é testemunha de uma conversa dela com Asheley, na qual ele diz que não há chances entre os dois.
Scarlett, por vingança, casa-se com o irmão de Melanie, o jovem Charles Hamilton, que logo vai a Guerra e acaba falecendo, deixando Scarlett com um filho nos braços.
Scarlett e Melanie vão até Atlanta ficar um tempo com uma tia solteirona e lá, presenciam os terrores da guerra. A fuga de Scarlett carregando consigo Melanie e seu filho Beau recém-nascido é dramática, rendendo o primeiro beijo entre ela e Reth.
Ao chegar em Tara, ela logo percebe que sua vida mudara para sempre. A mãe morrera de uma doença contagiosa, os Yankees haviam destruído Tara e seu pai enlouquecera, sua irmãs estavam doentes e os escravos assustados sem saber o que fazer. Scarlett passa fome e faz um juramento: nem que tivesse que matar ou roubar, nunca mais passaria fome.
A luta de Scarlett para reeguer Tara, seu ódio por Melanie e sua paixão por Asheley permeiam o romance...enquanto Scarlett vive em guerra com Reth, casa-se com o noivo de sua irmã Suéllen para tentar salvar a fazenda. Ela tem uma filha do segundo marido, a pequena Ella Lorena. Mais uma vez viúva, Scarlett rompe todos os preceitos da sociedade ao casar-se com Reth poucos meses depois da morte do marido. Juntos, eles têm uma filha chamada Bonnie, que é a alegria da casa, apesar de muito mimada pelo pai.
Reth vive atormentado pelo ciúme de Scarlett com Asheley, pois entende que a esposa ainda nutre sentimentos pelo marido de Melanie. Uma tragédia acontece na vida do casal, a filha morre após uma queda de um cavalo, Reth quase enlouquece e não vê mais razão para continuar com aquele casamento. Neste período, Melanie morre grávida do seu segundo filho, deixando à Scarlett a missão de cuidar de Asheley e Beau. Quando nota as lágrimas nos olhos de Asheley pela morte da esposa, Scarlett tem as ideias claras em sua mente...ela nunca amara relamente Asheley, ele fora apenas uma ilusão. Mas já é tarde demais, Reth vai embora abandonando-a e ela decide voltar com os dois filhos para Tara, pois lá ela encontraria forças para trazê-lo de volta.
Scarlett O'hara é uma anti-heroína, uma mulher a frente do seu tempo, que mesmo assim, confunde seus sentimentos. Mimada, ela acredita que seu arrependimento traria Reth de volta, mas ele não acreditava no amor da esposa e sem Bonnie em suas vidas, nada seria igual.
O livro tem uma grande importância histórica, já que narra as consequencias da guerra que pôs fim ao império sulista de orgulho e tradição.O romance rendeu em 1939 um dos maiores filmes da história do cinema, um clássico homônimo ganhador de 10 Oscars, que transformou seus protagonistas Vivien Leigh e Clark Gable em estrelas que ficarão para sempre na memória dos cinéfilos do mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário