terça-feira, 21 de julho de 2009

Em algum lugar do passado ( Somewhere in time )


O filme de Jeannot Szwarc lançado no ano de 1980 conta com as magníficas atuações de Christopher Reeve, que ficou popularmente conhecido por sua atuação em filmes do "Supermen" , e Jane Seymour, além de contar com Christopher Plummer como coadjuvante. O drama tem seu início no ano de 1972, na noite de estréia da primeira peça de teatro do escritor Richard Coller (Christopher Reeve) ele depara-se com uma senhora de idade avançada que dirige-se e ele e suplica "Volte para mim!". Oito anos se passam e Richard continua intriado com a misteriosa mulher, ele decide então, pesquisar sobre sua vida. Richard descobre que no passado ela fora uma atriz teatral de sucesso e chamava-se Elise McKenna (Jane Seymour).
Cada dia mais obsecado por Elise, ele vai procurá-la, mas descobre que ela morreu na noite em que o encontrou. Ele resolve voltar ao passado através da hipnose e reencontra Elise. Logo os dois se apaixonam, o que desagrada o agente de Elise, o velho William Fawcett Robinson (Christopher Plummer).
Elise reluta a entregar-se a um amor, pois sabe as dificuldades que isso pode trazer a sua carreira e a sua vida, mas a paixão fala mais alto e os dois se entregam numa linda noite de amor.
Quando tudo parece perfeito, Richard percebe que cometeu um grande erro: ao voltar para o passado não poderia ter contato com nenhum objeto do presente, mas dentro de seu casaco alugado numa loja de antiguidades ele encontra uma moeda atual, provavelmente esquecida pelo seu antecessor no uso do casaco.
Transportado de volta para o presente, Richard se desespera ao ficar sem seu grande amor, o que o faz ficar três dias trancado no quarto do hotel sem comer e em estado vegetativo. Quando ele é encontrado, já é tarde demais, pois sua vida teve fim.
O desfecho do filme é comovente. Richard encontra sua amada Elise após a morte e os dois poderão enfim, viver este amor atemporal que nada foi capaz de destruir.
Um filme sobre amor, mas não qualquer amor, um amor intenso, que nem as barreiras do tempo consegue apagar.

Um comentário:

  1. Embora este filme é uma mistura de romance, drama e um toque de fantasia, eu acho que os elementos mais importantes é o último que se expressa através da hipnose, um assunto que me fascina e que acabo de ver uma série de HBO chamado O Mesmer, me cativou e eu não posso parar de assistir, eles recomendam.

    ResponderExcluir