quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Carteiro e o poeta

O filme italiano “ O carteiro e o poeta”, traz uma prova e amor `arte, de que a simplicidade, unida ao amor e a ânsia de aprender, pode render bons frutos, até mesmo a descoberta de um grande amor.
Numa ilha de pescadores italiana, o poeta chileno Pablo Neruda, por suas idéias comunistas fica exilado, às vésperas de receber o prêmio Nobel de Literatura. Lá ele encontra o humilde carteiro Mário Ruoppolo, que fica extasiado com a presença de alguém tão “importante”, com uma capacidade enorme de fazer algo que estava tão longe da ilha, “ a poesia”. Aos poucos ele se aproxima do poeta e descobre nas coisas mais simples da sua vida o amor pela poesia.
Quando se apaixona por Beatrice, Mário utiliza a poesia para conquistá-la e isso acontece entre metáforas e palavras poéticas; até mesmo o casamento, que tem Pablo Neruda e a esposa como padrinhos.
Neruda vai embora e Mário que aprendeu com ele as idéias do comunismo passa a se interessar por suas idéias e morre durante uma manifestação, onde iria ler um artigo escrito por ele mesmo. Isso acontece antes mesmo de seu filho nascer.
Lançado em 1995, com direção de Michael Radford e com ótimas atuações de Massimo Troise(carteiro) e Philippe Noiret (poeta), o filme é um importante representante da emoção que o cinema italiano sempre trouxe.
O filme pode ser utilizado em sala de aula para aproximar a poesia dos alunos, mostrar que ela não é “algo de outro mundo”, podendo ser composta só por “gênios”. Embora para lutar por algo que acreditam, as pessoas têm de pagar algumas vezes, um alto preço, como Mário que deu a própria vida , todos têm o direito de escolher entre a luta e a conformidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário