segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A Felicidade não se compra - Frank Capra




"A felicidade não se compra" é uma fábula natalina do italiano Frank Capra que sobreviveu ao passar dos anos e ao cinema moderno. Baseado no conceito do autor de que um único homem tem uma grande importância para o mundo, Capra apresenta a estória de um bom e generoso homem chamado George Bailey, interpretado pelo brilhante James Stewart. Na noite de Natal, George se vê cercado de dívidas que o levarão pra a cadeia e rsolve se suicidar. Como muitas pessoas que o amam rezam e pedem por ele, São José anuncia à Deus que ele precisa de ajuda e para isso, eles mandam à Terra um anjo de segunda classe, conhecido assim por ainda não possuir asas. O nome do anjo era Clarence e ele recebeu a promessa de ganhar finalmente as asas que esperava há duzentos anos, se conseguisse salvar a vida de george Bailey.
Deus conta para Clarence a estória de vida de George, desde sua infância quando salvou a vida do seu irmão Harry e por este ato heróico perdeu a audição de um dos ouvidos; até seu casamento com Mary, o nascimento de seus quatro filhos e sua luta para manter viva a firma pela qual seu pai tanto lutou. Através da firma, ele ajudou muitas pessoas pobres a construírem suas casas, formando um bairro na cidade e tirando od pobres do aluguel cobrado pelo homem mais poderoso da cidade: Mr. Potter.
Quando está para pular de uma ponte e se afogar, Clarence se joga em seu lugar, obrigando-o a salvá-lo. George diz á Clarence que o mundo seria melhor se ele não tivesse nascido e seu pedido é atendido, ele tem o direito de saber como seria o mundo e a vida das pessoas que ele conhecia caso ele não existisse.
Ele descobre que se não existisse, a vida de muitas pessoas seria alterada. Seu irmão teria morrido, sua esposa seria uma triste e amargurada solteirona, sua mãe seria um velha pensionista triste e a cidade seria domindada pelo poderoso Potter.
Quando volta a "existir" e vai até sua casa, ele descobre que todos os seus amigos resolveram ajudá-lo e suas dívidas estão pagas. george percebe que a verdadeira felicidade e a verdadeira riqueza não são os bens que juntamos, mas sim, os amigos que conquistamos.
Segundo Clarence, toda a vez que um sino toca é um anjo que ganha asas. george fica feliz quando percebe o pequeno sino da árvore de Natal tocando, pois sabe que seu anjo da guarda acabava de ganhar suas tão desejadas asas.
É uma bela fábula que encanta todas as gerações desde que foi lançada no ano de 1946.

Nenhum comentário:

Postar um comentário