quarta-feira, 26 de agosto de 2009

'O Sol É para Todos' é livro essencial, diz pesquisa


O livro "O Sol É para Todos", escrito pela americana Harper Lee, foi escolhido na Grã-Bretanha como a obra que todo mundo deve ler antes de morrer.O livro, lançado em 1960, conta a história de um homem negro que é injustamente acusado de estupro de uma garota branca e foi levado para o cinema dois anos depois em um filme de grande sucesso estrelado por Gregory Peck.
Jean Louise Finch relembra relembra um episódio da sua infância, quando o pai, um repeitado advogado sulista chamado Atticus Finch, aceita defender um jovem negro chamado Tom Robinson, acusado de estrupar uma moça branca, chamada Mayella Violet Ewell.
Entre as brincadeiras e aventuras infantis com seu irmão Jem, Jean Louise mostra todo o preconceito que eles sofreram pela escolha escolha do pai.
Tom Robinson era inocente e o advogado sabia disto. ele sabia também, das mínimas chances que o jovem tinha de ser absolvido, pois, a sociedade sulista norte-americana estava impregnada de conceitos preconceituosos e nunca permitiria isso.
Mayella cometeu um erro imperdoável para tal sociedade. Ela tentou seduzir o jovem negro chamando-o até sua casa e portanto, o júri o condenou, apesar da sua inocência.
A integridade do advogado fez com que ele se tornasse um personagem muito simpático aos leitores e aos que assistiram o filme, no qual ele é interpretado pelo ator Gregory Peck. Numa eleição recente, o personagem foi eleito o maior "mocinho" da história do cinema.
"O Sol é para Todos" não é um romance clichê sobre o preconceito sulista norte-americano, é um romance que não levanta bandeiras, apenas apresenta a situação e deixa aos leitores a missão de julgar. Dependendo dos conceitos de cada um, a leitura pode causar comoção, revolta, simpatia...mas, com certeza é um romance que não passa despercebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário