quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Antes de Amar-te... (Pablo Neruda)


Pablo Neruda teve sua imagem muito popularizada pelo belíssimo filme italiano "O Carteiro e o Poeta". Este filme conta um período da vida de Pablo, no qual foi exilado do Chile, seu país natal, por suas ideias e apoio comunistas. Ele foi viver numa ilha italiana, habitada por pobres pescadores. Ao ficar amigo de um carteiro, Dom Pablo planta no coração do jovem a semente poética e o pobre carteiro pede que o poeta famoso o ajude a consquistar sua amada Beatrice através da poesia.

Uma estória sensível, que coloca a poesia muito próxima de todos.

Embora Pablo Neruda tenha ficado famoso por este episódio, no qual suas ideias políticas comunistas se destacaram, ele era também conhecido como "O poeta das mulheres", por escrever poemas sentimentais, cheios de amor e simplicidade.


Antes de Amar-te... (Pablo Neruda)

Antes de amar-te, amor, nada era meu

Vacilei pelas ruas e as coisas:

Nada contava nem tinha nome:

O mundo era do ar que esperava.

E conheci salões cinzentos,

Túneis habitados pela lua,

Hangares cruéis que se despediam,

Perguntas que insistiam na areia.

Tudo estava vazio, morto e mudo,

Caído, abandonado e decaído,

Tudo era inalienavelmente alheio,

Tudo era dos outros e de ninguém,

Até que tua beleza e tua pobreza

De dádivas encheram o outono.


Neste poema, por exemplo, Dom Pablo declara à amada toda a importância que ela tem em sua vida. Antes de conhecê-la, ele andou por aí, sem rumo, nada o atraía, nada possuía a paixão que ele tanto esperava. Andou por caminhos obscuros, caminhos que não lhe traziam respostas. Uma grande curiosidade são os versos "Até que tua beleza e tua pobreza De dádivas encheram o outono".

A amada não era perfeita como as mulheres do romantismo e esta é a diferença entre um poema de amor romântico e um poema de amor moderno...a beleza está junto com a pobreza, não são paradoxos, são semelhantes.

O Outono é a estação que precede o inverno, estação que desnuda as árvores e prepara as pessoas para o frio futuro. Neste poema, o Outono simboliza a época em que ele finalmente encontrou seu caminho. O amor verdadeiro chgou em sua vida numa idade mais madura, não na juventude.

Pablo Neruda conseguiu no Chile uma popularidade que nós brasileiros devíamos dar aos nossos ícones da Literatura.

Um comentário: