quinta-feira, 11 de junho de 2009

Literatura é coisa nossa

Uma das minhas maiores curiosidades, é entender porque a Literatura Inglesa não é tão popular no nosso meio, e quando digo nosso meio, me refiro ao que está ao meu alcance...poucas pessoas que conheço apreciam ler um romance de Charles Dickens ou de Jane Austen. Muitos sequer ouviram falar destes autores. Quando se trata de Literatura norte-americana então, a situação piora e muito...acho intrigante que sejamos tão influenciados pela cultura pop dos EUA e não nos interessemos pelos grandes escritores daquele país. Qual seria a razão? Há um tempo a minha opinião era a de que a cultura norte-americana era fraca, mas agora compreendo claramente que não existe uma cultura menor que a outra.Cada país tem uma cultura diferente e ela tem que ser entendida individualmente e não comparada com outras. Claro que na Inglaterra há costumes e tradições diferentes dos EUA e de outros países do continente americano como o Brasil, por exemplo...ora, a Inglaterra é uma nação antiga em termos de civilização, nós e nossos vizinhos da América do Norte pertencemos ao novo mundo, e para a história mundial 500 anos tornam o nosso continente uma criança. Mas acredito que nada disso seja motivo para a pouca popularidade da literatura inglesa, principalmente a escrita nos EUA. Deve ser uma questão de contato com a Literatura. A preguiça de ler não permite que alguns jovens conheçam a literatura do nosso país, imaginem a de outros...quantas vezes nós nos deparamos com frases como “Eu detesto ler, não entendo nada que está escrito nestes livros antigos”... ou então “Jamais vou perder meu tempo lendo um livro”. O grande desafio é mostrar, principalmente aos jovens, que não precisam se preocupar, basta deixar com que a obra o sensibilize que o entendimento virá naturalmente. Para compreendermos, temos que amar a Literatura, viajar através dela...muitos acreditam que a Literatura é inacessível e para ler, precisa-se estudar Letras e andar com um dicionário debaixo do braço. Porque não popularizar a Literatura? Meu sonho é que chegue o dia em que no nosso país os idosos que jogam baralho na praça discutam literatura enquanto conversam, que os adolescentes conversem sobre seus livros preferidos durante uma festa, que as senhoras durante suas caminhadas substituam as conversas sobre o cotidiano por conversas literárias. Meu sonho é que a Literatura se torne “coisa da gente” e não apenas objeto de estudo de meia dúzia de intelectuais. Somente desta forma, veremos igualdade nesta nação, pois, parafraseando Monteiro Lobato, “um país se faz de homens e livros”. A leitura leva o ser humano a entender melhor o mundo, suas fraquezas, seus dilemas, suas injustiças, seus direitos.

Um comentário:

  1. Essa é minha amiga cristina!Brutal demais....
    Infelizmente ainda é um sonho imaginar a literatura se tornar algo tão popular assim.....porém sonhar não custa nada não eh? Então continuamos nós amantes da literatura tentando fazer que este sonho se torne realidade...

    ResponderExcluir