segunda-feira, 8 de junho de 2009

Raul Pompéia


Raul d'Ávila Pompéia nasceu a 12 de abril de 1863, em Jacuacanga, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Aos 10 anos, muda-se com a família para a cidade do Rio de Janeiro, sendo matriculado como interno no Colégio Abílio, dirigido pelo Dr. Abílio César Borges, Barão de Macaúbas. Aos 16 anos, transfere-se para o Colégio Pedro II, agora em regime de externato. No ano seguinte, 1880 publica seu primeiro romance "Uma tragédia no Amazonas".

Em 1881 vai para São Paulo, matriculando-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco; participa ativamente da campanha abolicionista e engaja-se na causa republicana. Em 1883 publica em forma de folhetim. na "Gazeta de Notícias", o romance "As jóias da coroa", de nítida conotação antimonarquista. Neste mesmo ano lança as primeiras poesias em "Canções sem metro". Em 1885 transfere-se com outros 90 colegas para a Faculdade de Direito do Recife, provavelmente em consequência da defesa dos ideais abolicionistas e republicanos; lá termina o curso. Em 1888 publica "O Ateneu", sua obra prima que o fez pertencente a um grupo de autores que entraram para a história da literatura graças a um único romance, já que suas experiências anteriores se perdem diante da importância deste livro.
Raul Pompéia teve uma vida agitada, envolvendo-se em várias polêmicas, criou inimizades e atravessou crises depressivas. Abandonado pelos amigos, caluniado nos meios jornalísticos e intelectuais, suicidou-se em 1895 no dia de Natal.



Um comentário:

  1. "O Ateneu" é obra prima mesmo,pena que quando eu tinha a idade dos personagens, tentei ler mas não entendi bulhufas,retomando depois e adorando.

    ResponderExcluir